Descrição
Orientador: Gina Maria Monge Aguilar||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação consiste na reflexão e análise dos processos criativos que visaram experienciar o trabalho do ator com o texto dramatúrgico, desenvolvidos em duas montagens da Companhia Ofit, grupo teatral sul-mato-grossense fundado em 2003. Esta pesquisa apresenta um panorama das principais peças do seu repertório, porém o estudo recai sobre a condução dos processos dos dois últimos espetáculos: "Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas" e "Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter". Com esta análise, propõe-se apresentar aspectos e características do trabalho desenvolvido pelo ator nas respectivas montagens, com ênfase nos elementos que impulsionaram o estudo da palavra realizado junto ao texto. Para traçar o percurso desta investigação, o ponto de partida são as anotações do caderno de direção e a realização de entrevistas individuais com alguns atores e criadores escolhidos. Como resultados principais da pesquisa apresentam-se, portanto, alguns princípios de trabalho que orientaram e orientam o trabalho do ator com o texto nos processos de criação da Cia||Abstract: This dissertation consists of the reflection and analysis of the creative processes that a imed tô experience the actor's work with the dramaturgical text, developed in two productions by Companhia Ofit, a theater group from the state of Mato Grosso do Sul founded in 2003.This research presents an overview of the main plays of its repertoire, how ever the study falls on the conduct of the processes of the last two plays:"Pedra Bruta: ensaio para colher o provisório das coisas" and "Três Vírgula Quatro Graus na Escala Richter". With This Analysis, it is proposed to present aspects and characteristics of the work developed by the actor in the respective assemblies, with emphasis on the elements that drove the study of the word carried out next to the text. To trace the course of this investigation, the starting point is the notes in the director's notebook and individual interviews with selected actors and creators. Therefore, as main results of the research, some work principles that guided and guide the work of the actor with the text in the creation processes of the Company are presented||Mestrado||Mestre em Artes da Cena