Descrição
Orientador: Suzel Ana Reily||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa etnográfica é voltada para a dinâmica do processo de julgamento da performance das baterias nos desfiles escolas de samba do Grupo Especial da Cidade do Rio de Janeiro. Neste processo identificamos três agentes principais que delineiam uma relação dialógica entre si, e sobre as quais nos concentramos: a bateria, que produz o discurso musical, os julgadores, que produzem o discurso das justificativas sobre as notas atribuídas, e a LIESA cuja voz é do agente mediador e organizador do desfile competitivo. Estes três agentes produzem uma espécie de "contrato social" que visa gerar entre eles uma concordância estética referente ao sistema de julgamento. Em face da disputa acirrada e da enorme soma financeira envolvida, este contrato gera muita tensão e a cada ano este sistema é discutido. Um Manual do Julgador é produzido, o qual dispõe de critérios técnicos e objetivos. Discutir-se-á aqui a evolução destes manuais, bem como a trajetória dos critérios de julgamento da performance da bateria ao longo de cerca de quarenta anos. Além disso, investigar-se-á alguns das principais justificativas e observações dos julgadores que geraram debates e possíveis transformações na preparação da performance das baterias. A pesquisa está relacionada a uma perspectiva auto etnográfica do autor que participa há dez anos como julgador do quesito bateria do Grupo Especial||Abstract: This ethnographic research focused on the dynamics of the judging process of the performances of the percussion sections (baterias) in the samba school parades of the Special Group of the City of Rio de Janeiro. In this process, I identified three main agents involved in a mutual dialogical relationship, and on which we focus: the bateria, which produces the musical discourse; the judges, who produce the discourse of justifications regarding the grades they give each ensemble; and LIESA, whose voice is the mediating agent and organizer of the competitive parade. These three agents produce a kind of "social contract" that aims to generate aesthetic agreement among them regarding the whole of the judgment system. In view of the fierce dispute and the huge financial sums of money involved, this contract generates considerable tension and each year the system is discussed anew. A "Judge's Manual" is produced, which outlines technical and objective criteria. The evolution of these manuals will be discussed here, as well as the trajectory of the criteria for judging the bateria performances over about forty years. In addition, it will investigate some of the main justifications and observations of the judges that generated debates and possible transformations in the preparation of the performance of the baterias. The research takes an auto ethnographic perspective, since the author has been a judge of the baterias of the Special Group for the past ten years||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutor em Música