-
Palhaço/a como ser do contrário e provocador/a do riso : uma trajetória em formação = Clown comme être du contraire et provocateur du rire : Une trajectoire en formation||Clown comme être du contraire et provocateur du rire : une trajectoire en formation
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientadores: Renato Ferracini, Philippe Gérard Charles Symphorien Goudard||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa propõe de ir além das manifestações clownescas dos nossos conhecimentos prévios, ou seja, do que concebemos e entendemos como palhaço/a, com uma introdução ao "palhaço sagrado" (SIMON, 1988) e desenvolvimento dessa figura como um ser do contrário. A pesquisa parte da hipótese de que essas manifestações podem existir além do universo circense considerando o/a palhaço/a como provocador/a do riso e transgressor/a da ordem através do comportamento às avessas. Nesse recorte, interessa pesquisar de que maneira a incorporação desse comportamento como parte fundamental da manifestação contribui para construir e reforçar a composição e a função do palhaço. Para isso, é feita uma viagem através das construções de sentido de estudiosos e artistas em torno do significado do que é ser palhaço/a. Junto a isso, na qualidade de investigação clownesca traço esta escrita através de uma narrativa que busca se aproximar da potência desse ser do contrário. Assim, estabeleço um diálogo entre as manifestações clownescas, com a exploração dos universos dos índios provocadores do riso, como os Heyokas e os Hotxuás, considerados como "palhaços sagrados", em relação à palhaçaria contemporânea. Também desenvolvo um aprofundamento das experimentações clownescas, propriamente as vivenciadas através da Cia da Bobagem, em seus doze anos de existência, e me dedico ao compartilhamento desses conhecimentos graças a um estudo autobiográfico e transversal. Apoiada, de um lado, por um material empírico enriquecido pelas experiências artísticas e, por outro lado, por uma metodologia cartográfica, essa trajetória busca ir ao encontro da palhaçaria como a arte de provocar o riso. Uma paisagem de aventura clownesca começa assim a se estabelecer no horizonte. No campo teórico, a pesquisa pretende abordar autores que investigam as coincidências formais no espaço, no tempo, nas culturas e nas formas de expressão entre esses e outros exemplos. O projeto busca, ainda, vincular as construções de sentido, dos significados de palhaço/a extraídas de diversos teóricos com os provocadores do riso citados. Os desdobramentos dessas investigações e suas possibilidades serão analisados a partir do cruzamento entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com foco na hipótese levantada neste projeto||Abstract: This research proposes to go beyond the clown manifestations of our previous knowledge, that is, what we conceive and understand about the clown, with an introduction to the "sacred clown" (SIMON, 1988) and developing this figure as a being of the contrary. The research starts from the hypothesis that these manifestations may exist beyond the circus universe considering the clown as a provocative of laughter and a transgressor of order through the reverse behavior. In this context, it is interesting to investigate the incorporation of this behavior as an essential part of the manifestation contributes to build and reinforce the composition and function of the clown. For this, an etymological journey will be made through the meaning constructions of scholars and artists around the meaning of being a clown. Along with this, in the quality of this clown research, the trace of my writings is through a narrative that seeks to approach the power of the clown. So, i make a dialogue between the clown manifestations, with the exploration of the laugh-provoking Indians universe, such as the Heyokas and the Hotxuás, considered as sacred clowns, in relation with the contemporary clowning. I also go deep in the clown experiments through Cia da Bobagem, wiht twelve years of existence, and dedicate myself to share this knowledge by an autobiographical and transversal study. Supported, in one side, by an empirical material enriched by artistic experiences and, in the other side, by a cartographic methodology, this trajectory seeks to meet clownery like the art of provoking laughter. A clownish adventure landscape begins to settle on the horizon. In the theoretical field, the research intends to approach authors who investigate the formal coincidences in space, time, cultures and forms of expression between these and other examples. The project also intends to link the constructions of meaning and signification of clown extracted from various theorists with the provocateurs of laughter cited. The unfolding of these investigations and their possibilities will be analyzed from the intersection between bibliographical research and documentary research, focusing on the hypothesis raised in this project||Doutorado||Teatro, Dança e Performance||Doutora em Artes da Cena
Autor
Soares, Marisa Ribeiro, 1982-
Data
2019 | 2019-12-17T00:00:00Z | 2021-01-27T16:49:40Z | 2021-01-27T16:49:40Z
Identificador
SOARES, Marisa Ribeiro. Palhaço/a como ser do contrário e provocador/a do riso: uma trajetória em formação = Clown comme être du contraire et provocateur du rire : Une trajectoire en formation. 2019. 1 recurso online ( 281 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354822
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Palhaços | Palhaçaria | Provocação | Riso | Clowns | Clowning | Teasing | Laughter
Tipo
TESE DIGITAL