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Paneleiras de Goiabeiras & paneleiros de Guarapari : limites e influências entre patrimônio cultural, artesanato e mercado
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa visa compreender as relações entre o artesanato, o patrimônio cultural imaterial e o mercado, analisando as influências que um exerce sobre o outro. Para tanto, realizamos um estudo de caso comparativo entre as paneleiras de Goiabeiras, cujo ofício é registrado como patrimônio cultural
imaterial, e os paneleiros de Guarapari, que não possuem o registro, por seu modo de fazer panela de barro não seguir a mesma tradição do grupo de Goiabeiras. Sendo assim, analisamos os modos de fazer dos dois grupos, as semelhanças e diferenças nas duas produções, as relações mercadológicas, sociais, políticas e ambientais envolvidas entre ambos e as políticas públicas que apoiam ou não os grupos pesquisados. Inicialmente apresentamos os grupos e seus modos de fazer panela de barro preta, utilizando os conceitos de patrimônio cultural e artesanato para contextualizar essas produções. Em seguida, observamos as principais diferenças e semelhanças nesses modos de produção, analisamos como acontece a inserção e o desenvolvimento do
artesanato e do patrimônio no mercado, assim como as relações sociais entre os grupos de artesãos; identificamos as políticas de salvaguarda e os principais programas de incentivo ao artesanato; e apontamos as influências e relações
entre artesanato, patrimônio cultural imaterial e mercado. Sugerimos ainda, alguns caminhos possíveis para melhor apoiar esses grupos e desenvolver sua autonomia.||This research aims to understand the relationship between craft, the intangible
cultural heritage and the market, analyzing the influences of one over the other. To
this end, we conducted a comparative case study between clay pot makers from
Goiabeiras, whose occupation is recorded as intangible cultural heritage, and clay
pot makers from Guarapari, have a way to make clay pot of different clay pot makers
from Goiabeiras. Thus, we analyze the ways of making the two groups, the
similarities and differences in the two productions, market relations, socials, politics
and environmental issues involved between them and the public policies that support
or not the groups surveyed. Initially we present the groups and their ways of doing of
black clay pot, using the concepts of cultural heritage and craftsmanship to
contextualize these productions. Then we observed the similarities and differences in
these modes of production, we analyzed as happens the insertion and development
of handicrafts and heritage in the market, as well as social relations between the
groups of artisans; we identified the safeguard policies and major programs to
encourage the craft; and we pointed out the influences and relationships between
craft, intangible cultural heritage and market.||CAPES
Colaboradores
Guimarães, Aissa Afonso | Camara, Rogério José | Ribeiro, Gisele Barbosa
Autor
Muniz, Geysa Salmásio
Data
2016-08-26T15:19:09Z | 2016-07-11 | 2016-08-26T15:19:09Z | 2014-07-15
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
Paneleiras de Goiabeiras | Paneleiros de Guarapari | Patrimônio cultural imaterial | Artesanato | Mercado | Patrimônio cultural Espírito Santo (Estado) | Cultura material Espírito Santo (Estado) | Panelas de barro Espírito Santo (Estado) | Artesãs Goiabeiras (Vitória, ES) | Artesãos Guarapari (ES) | Artes
Tipo
masterThesis