-
Poéticas da presença e mise-en-presença nos filmes de Rogério Sganzerla : Poetics of the presence and mise-en-presença in Rogério Sganzerla’s films||Poetics of the presence and mise-en-presença in Rogério Sganzerla’s films
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Nesta pesquisa circunscrita à filmografia de Rogério Sganzerla, propõe-se analisar a poética da presença tangente às imagens em seus filmes ao longo de toda sua carreira, incluindo a recorrência a textos críticos sobre cinema escritos pelo diretor. Aqui a presença assume uma vontade ou devir do ser e estar na imagem, enquanto a inscrição do diretor se manifesta por meio de um movimento oscilatório entre corpo, voz e pensamento. O diálogo travado pelo diretor com os domínios do cinema experimental e do filme ensaio é trazido à tona. Para tanto, utilizou-se o estudo, o instrumental analítico e as incursões históricas destes domínios para investigar as tramitações poéticas, disponíveis nas imagens de suas obras fílmicas, em intervalos consistentes de sua presença. Em função disso, cunha-se o conceito de mise-en-presença a fim de entender a compleição revelada através do corpo e das incorporações de seus atores e/ou entrevistados, subjetivada entre os pontos de vistas da câmera e entre as imagens-matérias dos filmes, incluindo o irromper da presença na montagem através das imagens agenciadas como fluxo de pensamento||Abstract: In this research, circumscribed to Rogério Sganzerla¿s filmography, the proposal is to analyze the poetics of the presence that is tangential to the images in the films throughout his career, including the recurrence to critical texts on cinema written by the director. Here the presence assumes a will or becoming of "being" and "being in the image", while the inscription of the director manifests itself through an oscillatory movement between body, voice and thought. The dialogue waged by the director with the domains of the experimental cinema and the essay film is brought to the fore. In order to do so, we used the study, the analytical instruments and the historical incursions of these domains to investigate the poetic procedures available in the images of their works, at consistent intervals of their presence. As a result, the concept of mise-en-presença was coined in order to understand the complexion revealed through the body and the incorporations of its actors and/or interviewees, subjectivated between the points of view of the camera and between the images-materials of the films, including the bursting of the presence in the montage through the images that are billed as flow of thought||Doutorado||Multimeios||Doutor em Multimeios||CAPES
Autor
Rasia, Régis Orlando, 1980-
Data
2018 | 2018-08-23T00:00:00Z | 2019-06-24T14:10:31Z | 2019-06-24T14:10:31Z
Identificador
RASIA, Régis Orlando. Poéticas da presença e mise-en-presença nos filmes de Rogério Sganzerla: Poetics of the presence and mise-en-presença in Rogério Sganzerla's films. 2018. 1 recurso online (436 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334264
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Sganzerla, Rogério, 1946-2004 | Cinema - Brasil | Cinema experimental | Cinema - Montagem | Cinematografia | Sganzerla, Rogério | Motion pictures - Brazil | Experimental films | Motion pictures - Editing | Cinematography
Tipo
TESE DIGITAL