-
Poeticas visuais em construção : o fazer artistico e a educação (do) sensivel no contexto escolar
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: João Francisco Duarte Junior||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica||Abstract: This thesis is a descriptive study of art teaching at the elementary school level, focusing on the construction of visual poetry. Artistic production is emphasized, following a pedagogy of experience approach, where cultural and aesthetic education are intermingled in an attempt to unveil the sensorial aspects within the school context. The study concentrates on variables which allow for effective teaching and learning in art and brings forth reflective attitudes. The text is presented as research, investigation, problem solution and construction of knowledge, sustained by experiences of art poetics and fruition in interculturality at the margin of daily school experience. Teaching emphasizes the act of creation, poetic processes and dimensions of being a person, not only the final artistic product. It proposes, however, a dialogue between education and art, demystifying art as luxury, as an accessory, as unimportant subject matter in the school curriculum for basic education||Mestrado||Artes||Mestre em Artes
Autor
Lelis, Soraia Cristina Cardoso
Data
2004 | 2004-05-27T00:00:00Z | 2018-08-04T00:40:19Z | 2018-08-04T00:40:19Z
Formato
Identificador
LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poeticas visuais em construção: o fazer artistico e a educação (do) sensivel no contexto escolar. 2004. 227 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284835
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Arte - Estudo e ensino | Arte na educação | Cultura | Poética | Estética
Tipo
DISSERTAÇÃO