-
Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte
- Voltar
Metadados
Descrição
In the articulation between different fields of knowledge - Education, Music Education,
Inclusive Education, Special Education, Diversity and Basic Education - this work focuses on
the education of music teachers to act in an inclusive perspective in the context of Basic
Education. In this sense, the present research had the general objective of understand how
music teachers, in different stages of Basic Education, deal with the inclusion of students with
disabilities in the state of Rio Grande do Norte. The research that supported the dissertation
specifically intends to: I- Identify the foundations that guide the planning of the music
teachers that work in Basic Education regarding the inclusion of students with disabilities; II -
Know the principles that guide the actions of these teachers in relation to the inclusion of
students with disabilities; III- Identify the challenges and strategies of the teachers to deal
with inclusion in Basic Education; and IV – Bring reflections about the evaluation of the
teachers in what concerns to their own performance. As methodological procedures, I used the
qualitative approach based on case studies or multiple case studies (TRIVIÑOS, 1987,
BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). The discussions present in this study dialogue
with the theoretical framework based mainly on the ideas of Freire (1967; 2005; 2007; 2009);
Schön (2000) and Pimenta and Ghedin (2010), among others who deal with critical and/or
reflective professionals. By directing the gaze to the teaching praxis, it was possible to
understand through music, several other forms of inclusion. Thus, it was found that inclusion
goes beyond the act of including, but it is also respecting, accepting, humanizing other as well
as yourself. It is also sensitivity, affectivity, intelligence, reflection, union, overcoming,
cooperation, participation and donating yourself. It is social welfare, sharing, learning
together, is to prepare yourself, transformation, but, above all, a loving act. It was also evident
that evaluation and self-evaluation are important elements that guide teaching actions and
that, being well conducted, corroborate the development of students with disabilities. In
addition, the study revealed a lack of teacher education in music aimed at inclusion in the
context of Basic Education. The study presented here raises new questions to be investigated
and contributes to the area of Music and the formation of teachers in different perspectives.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Na articulação entre diferentes campos do conhecimento – Educação, Educação Musical,
Educação Inclusiva, Educação Especial, Diversidade e Educação Básica – este trabalho tem
como enfoque a formação de professores e professoras de música para atuar na perspectiva
inclusiva no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo
geral de compreender a forma como professores (as) de música, em diferentes etapas da
Educação Básica, lidam com a inclusão de alunos (as) com deficiência no estado do Rio
Grande do Norte. A investigação que embasou a dissertação tenciona especificamente: IIdentificar as bases que orientam o planejamento dos (a) professores (a) de música da
Educação Básica no que concerne à inclusão de alunos (as) com deficiência; II- Conhecer os
princípios que norteiam as ações desses docentes em relação à inclusão de alunos (as) com
deficiência; III- Identificar os desafios e estratégias dos (a) professores (a) para lidarem com a
inclusão na Educação Básica; e IV- Trazer reflexões sobre a avaliação dos (a) professores (a),
no que diz respeito à própria atuação docente. Como procedimentos metodológicos, utilizei a
abordagem qualitativa baseada nos estudos de casos ou estudo de casos múltiplos
(TRIVIÑOS, 1987, BOGDAN; BIKLEN, 1994; BRESLER, 2007). As discussões presentes
nesse estudo dialogam com o referencial teórico alicerçado principalmente nas ideias de
Freire (1967; 2005; 2007; 2009); Schön (2000) e Pimenta e Ghedin (2010), entre outros (as)
que tratam acerca do profissional crítico e/ou reflexivo. Ao direcionar o olhar para a práxis
dos docentes investigados, foi possível compreender, por meio da música, diversas outras
formas de inclusão. Dessa forma, constatou-se que a inclusão vai além do ato de incluir, mas
também é respeitar, aceitar, humanizar e humanizar-se. É também sensibilidade, afetividade,
inteligência, reflexão, união, superação, cooperação, participação e doar-se. É bem-estar
social, compartilhar, aprender conjuntamente, preparar-se, transformação, mas, sobretudo, um
ato amoroso. Evidenciou-se também que avaliar e autoavaliação são elementos importantes
que norteiam as ações docentes e que, sendo bem conduzidos, corroboram com o
desenvolvimento do (a) estudante com deficiência. Além disso, o estudo revelou uma carência
na formação docente em música voltada para inclusão no contexto da Educação Básica. O
estudo aqui apresentado suscita novos questionamentos a serem investigados e contribui para
a área da Música e a formação de professores (as) em diversas perspectivas.
Colaboradores
Mendes, Jean Joubert Freitas | Nunes, Débora Regina de Paula | Almeida, Cristiane Maria Galdino de
Autor
Silva, Ítalo Soares da
Data
2020-07-10T17:02:38Z | 2020-07-10T17:02:38Z | 2019-12-20
Formato
Identificador
SILVA, Ítalo Soares da. Práxis docente na educação musical inclusiva: estudos no contexto escolar do estado do Rio Grande do Norte. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29541
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Educação musical | Inclusão | Diversidade | Educação básica | Formação de professores(as) | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis