-
Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica
- Voltar
Metadados
Descrição
This work is an artistic research on the creative process in contemporary percussive
performance. Through theoretical and practical investigation, we seek to problematize and
develop questions about interpretation in a dialogue with: mixed-technique notation,
corporality and open-form experimental music, illustrated here by the preparation of two solo
percussion pieces: ?Corporel for body percussion, and Science Fiction Sceneries for
percussion, electronics and video. Through research in music performance, we present a way
for planning and executing these pieces through artistic research, performance musicology
and morphology of the open work. From the planning of ?Corporel, we proposed a
characterization of the body in a theatrical perspective. The methodology consisted in
developing experimentation workshops where we describe the process of planning and the
activities oriented by a scene director. In Science Fiction Sceneries, we reproduce the details
of the process of collaboration between composer and performer, by developing a
performance script. In this work, composed for the dissertation, the focus is on real-time
interaction with the video. We show specifically how the mediation between sound and video
is created by an interaction algorithm, built and processed by Processing and Supercollider
computer programs. The chapter explores interpretative aspects related to the construction of
the narrative and its interaction with the concept of video-art Towards the end, we discuss
how the emergence of new sound structures is possible by manipulating symbolic
representations between sound, gesture and video. The results presented are adequate for the
contingencies of the percussionist musician insofar as they explore new structures and
approach problems that transcend the limits of traditional formation. We conclude that the
proposed dialogue between scenic gesture and technological mediation not only generates
interpretative strategies and solutions, but also promotes continuous thinking about the body
in contemporary percussive practice, connection between other artistic languages (theater,
dance, cinema), the maintenance and performance of repertoire produced in the late 20th and
early 21st centuries, as well as na immersive look into the intense modulation of the
contemporary percussion universe.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)||O presente trabalho é uma pesquisa artística que aborda o processo criativo na
performance percussiva contemporânea. Através da investigação teórico-prática, procura-se
problematizar e desenvolver questões interpretativas que dialoguem com: notação de técnica
mista, corporeidade e a música experimental de caráter aberto, ilustrada aqui na montagem de
duas peças para percussão solo: ?Corporel, para percussão corporal e Science Fiction
Sceneries, para percussão, eletrônica e vídeo. Por meio da pesquisa em performance musical,
apresentamos o caminho para o desenvolvimento da montagem e execução dessas obras
através da Pesquisa Artística, Musicologia da Performance e Morfologia da Obra Aberta. A
partir do preparo da obra ?Corporel, desenvolvemos a caracterização do corpo dentro de uma
perspectiva teatral. A metodologia utilizada consistiu na relização das oficinas de
experimentação onde relatamos o processo de montagem e a dinâmica orientada por uma
diretora de cena. Em Science Fiction Sceneries, reproduzimos os detalhes do processo de
colaboração entre compositor e intérprete, a partir do desenvolvimento de um roteiro
prescritivo da performance (partitura). Nessa obra é produzida uma interação com vídeo em
tempo real. Especificamente é mostrado como a mediação entre som e vídeo é criada a partir
de um algoritmo de interação, desenvolvido e processado pelos programas computacionais
denominados Processing e SuperCollider. O capítulo explora aspectos interpretativos
relacionados à construção narrativa e sua interação com o conceito de videoarte. Ao final,
discute-se como a emergência de novas estruturas sonoras é possível através da manipulação
das representações simbólicas entre som, gesto e vídeo. Os resultados apresentados se
adéquam as contingências do músico percussionista na medida em que explora novas
estruturas e abordam problemas que transcendem os limites da formação tradicional.
Concluimos que o diálogo proposto entre gesto cênico e mediação tecnológica, além de gerar
estratégias e soluções interpretativas importantes para a fruição do repertório contemporâneo,
promove a reflexão contínua acerca do corpo na prática percussiva contemporânea, a
interpolação com outras linguagens artísticas (teatro, dança, cinema), a manutenção e
execução do repertório produzido no final do século XX e XXI, , bem como o olhar imersivo
frente à intensa modulação do universo percussivo contemporâneo.
Colaboradores
Campos, Cleber da Silveira | Traldi, Cesar | Manzolli, Jonatas
Autor
Alves, Carlos Henrique de Morais
Data
2019-04-08T21:38:35Z | 2019-04-08T21:38:35Z | 2017-12-14
Formato
Identificador
ALVES, Carlos Henrique de Morais. Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica. 2017. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26887
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Percussão | Pesquisa artística | Gesto cênico | Mediação tecnológica | Videoarte | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis