Descrição
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa é voltada para a análise dos procedimentos composicionais do compositor e arranjador brasileiro Moacir Santos. Através de métodos comumente aplicados à análise de música pós-tonal, tais como Teoria dos Conjuntos e Análise Neoriemanniana, procurou-se identificar quais os principais processos utilizados pelo artista em quatro peças representativas de sua carreira solo, referentes a três fases criativas distintas: Coisa no.2 e Coisa no.3 (referentes à "fase brasileira"), Bluishmen (referente à "fase americana") e Amalgamation (referente à "fase madura"). A análise deste material específico serviu de base para a composição da Suíte Ouro Negro - do Sertão à Califórnia, obra autoral deste pesquisador||Abstract: This research is focused on the analysis of compositional procedures of the Brazilian composer and arranger Moacir Santos. By methods commonly applied to post-tonal music analysis, such as Set Theory and Neo Riemannian Theory, we tried to identify the main processes used by the artist in four representative pieces of his solo career, referring to three distinct creative phases: Coisa no.2 and Coisa no.3 (referring to the "Brazilian phase"), Bluishmen (referring to the "American phase") and Amalgamation (referring to the "mature phase"). The analysis of this specific material formed the basis for the composition of the Black Gold Suite - from Sertão to California, authorial work of this researcher||Doutorado||Processos Criativos||Doutor em Música||141503/2013-0||CNPQ