Descrição
Orientadores: Paulo Adriano Ronqui, Jorge Luiz Schroeder||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A presente pesquisa propõe um modelo metodológico prático e reflexivo ao desenvolvimento de vocabulário musical e, consequentemente, enriquecimento do knowledge base, para o músico trompetista que almeja se desenvolver na prática de improvisação no gênero música instrumental brasileira. Para tal, buscou-se no referencial da teoria enunciativa discursiva, proposta pelos autores do círculo de Bakhtin, proposições que guiaram as reflexões realizadas na presente pesquisa. Realizou-se também uma sucinta explanação sobre o conceito de gênero musical e o desenvolvimento da música popular instrumental brasileira (MPIB), entendida como um gênero musical. Como fruto das reflexões propostas ao longo da dissertação, elaboraram-se exercícios melódicos, entendidos como referents, a partir do idiomatísmo técnico instrumental do trompete, utilizando-se elementos dos gêneros frevo e baião||Abstract: This research proposes a practical and reflexive methodological model to the development of musical vocabulary and, consequently, enrichment of the trumpeter¿s knowledge base, who aims to develop proficiency in the improvisation practice of Brazilian instrumental popular music. For this, we sought in the discursive enunciative theory, proposed by the authors of Bakhtin's circle, propositions that guided the reflections carried out in this research. There was also a brief explanation about the concept of musical genre and the development of Brazilian instrumental popular music (MPIB), understood as a musical genre. As a result of the reflections proposed in this dissertation, some melodic exercises were elaborated from the instrumental technical idiomaticism of the trumpet, using elements of the frevo and baião genres. These etudes were understood as "referents" according to Jeff Pressing's conception||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||CAPES