-
“Relações entre pintura, fotografia e imagem na arte contemporânea”
- Voltar
Metadados
Descrição
Iniciando a reflexão com o modernismo na arte e o advento da fotografia, esta
pesquisa pretende fazer um estudo das relações entre foto e pintura através da história
da arte moderna, elegendo trabalhos de arte e teorias da arte para embasar as reflexões.
Além disso, trago aqui uma preocupação com questões da imagem ligadas à nossa vida,
como índice, memória, registro do que existiu, afirmações de passados e fatos possíveis
de conhecermos devido à existência da imagem técnica. Através do estudo de trabalhos
de diversos artistas e teóricos da fotografia, imagem, pintura e história da arte, viso aqui
entender e preencher uma pequena lacuna de questões sobre como a fotografia é usada
no processo de criação de uma pintura figurativa, unindo a pesquisa em textos, reflexões
e entrevistas com jovens artistas brasileiros. Pretendo entender, além do meu próprio
ponto de vista, bastante empírico, como se dá o uso dessas imagens técnicas (termo de
Vilém Flusser) e qual a relação que o artista (que faz pintura figurativa) tem com a
fotografia em sua criação. Essas fotografias variam entre registro autoral, apropriação
e colagem, sendo mais uma implicação nesse processo poético.
Em suma, nessa pesquisa, as análises pretendem elucidar os modos e os meios
de uso da imagem fotográfica por pintores contemporâneos, bem como de que forma
essa relação constrói pontes com a memória evocada pela foto e significados contidos
na imagem.||Beginning the reflection with modernism in art and the advent of photography, this
research intends to make a study of the relations of photography and painting through
the history of modern art, choosing works of art and art’s theories to base these
reflections. In addition, I bring here a concern with meanings of the image inherent in
our life, such as index, memory, record of what existed, and affirmations of past and
possible facts to know due to the existence of the technical image. Through the study
of the works of several artists and theorists of photography, image, painting and art
history, I intend to understand and fill a small gap in questions about how photography
is used in the creation process of a figurative painting, uniting the research in texts,
reflections and interviews with young Brazilian artists. I intend to understand, in
addition to my own very empirical point of view, how the use of these technical images
(Vilém Flusser’s terms) occurs, and what relation the artist who makes figurative
painting has with photography in his creation. These photographs range from authoring,
appropriation and collage, and are a further implication of this poetic process.
In short, in this research the analyzes are intended to elucidate the ways and
means of use of the photographic image by contemporary painters, and in what form
this relationship builds bridges with the memory evoked by the photo and meanings
contained in the image.
Colaboradores
Neves, Alexandre Emerick | Bezerra, Angela Maria Grando | Barreto Filho, Waldir de melo | Zanin, Larissa Fabrício
Autor
Lemos, Andreia Falqueto
Data
2018-08-01T23:30:15Z | 2018-08-01 | 2018-08-01T23:30:15Z | 2017-06-29
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
Pintura | Fotografia | Imagem | Arte contemporânea | Artes
Tipo
masterThesis