-
Samba e mímesis corpórea : encontros compositivos para a criação do corpo-espetáculo “Uji – O Bom da Roda”||Samba and corporeal mimesis : compositional encounters for the creation of the body-spectacle “Uji – O Bom da Roda”
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Renato Ferracini||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A pesquisa aqui apresentada se desenvolveu a partir da realização de procedimentos artísticos - práticos e conceituais - constitutivos de um território de encontros, entrecruzamentos, fricções e contaminações entre música, corpo, cena e dramaturgia. A pesquisa tratou de construir e, ao mesmo tempo, cartografar um processo compositivo dentro do qual experiências vividas como músico e pesquisador ligado ao universo do samba se uniram à Mímesis Corpórea - metodologia de observação, codificação e criação de ações físicas e vocais ligadas à arte de ator. Esse processo propiciou a constituição de um território expressivo híbrido que passa a envolver o musical e o atoral como partes de um mesmo campo prático e criativo. Como músico e membro do Núcleo Cultural Cupinzeiro, tenho ao longo dos últimos dezessete anos realizado processos de pesquisa e criação voltados para o universo da roda de samba. A partir disso, com a pesquisa de doutorado, pude me colocar em um percurso de apropriação técnica e compositiva como busca de ampliar as fronteiras da atuação musical considerando o aspecto presencial e performativo desse fazer. A partir da entrada nesse território de encontros, foi possível investigar e articular de modo prático e reflexivo as relações entre corpo e roda, entre presença e vida num diálogo com as noções Spinozistas de ética, affectus e composição. Juntamente com a tese, esse percurso teve como uma de suas culminâncias a realização de "Uji - O bom da roda" um espetáculo-roda de samba a partir do qual os encontros compositivos foram sendo estruturados como uma dramaturgia do corpo roda - existência tempo atualizadora de memórias, histórias de vida, canções, personagens e situações marcantes e constituidoras de uma relação particular com o mundo do samba||Abstract: The research presented here has been developed from artistic - practical and conceptual - procedures that constitute a territory of encounters, intersecting, frictions and contaminations among music, body, scene and dramaturgy. The research intended to construct and, at the same time, to map a compositional process within which experiences lived as a musician and researcher related to the universe of samba have joined to the Corporeal Mímesis - methodology of observation, technification and creation of physical and vocal actions for the later theatricality. This process has led to the creation of an expressive hybrid territory that involves music and acting as part of the same practical and creative field. As a musician and member of the Núcleo Cultural Cupinzeiro, for more than seventeen years I have carried out research and creation processes aimed at the universe of roda de samba. From this journey, the doctoral program has provided a new path of technical and compositional appropriation with the Corporeal Mimesis as a pursuit to expand the music acting boundaries considering the presence and performative aspect of this making. Throughout the interaction with this territory of encounters, it was possible to investigate and articulate in a practical and reflexive way the relations between body and roda de samba, also between presence and life in a dialogue with the Spinozistic notions of ethics, affectus and composition. As part of the thesis, this journey had as one of its culminations the conception of "Uji - O bom da roda", a roda de samba spectacle from which the compositional encounters were structured as dramaturgy of the body within the roda de samba - existence time updating of memories, life stories, songs, characters and situations that are remarkable and constituting of a particular relationship with the world of samba||Doutorado||Teatro, Dança e Performance||Doutor em Artes da Cena
Autor
Souza, Eduardo Conegundes de, 1974-
Data
2018 | 2018-08-27T00:00:00Z | 2019-03-28T18:15:28Z | 2019-03-28T18:15:28Z
Identificador
SOUZA, Eduardo Conegundes de. Samba e mímesis corpórea: encontros compositivos para a criação do corpo-espetáculo "Uji - O Bom da Roda". 2018. 1 recurso online (256 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333577
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Samba | Samba de roda | Mimese | Afeto | Dramaturgia do corpo | Processo criativo | Arte e música | Samba | Samba de roda | Mímesis | Affection | Body dramaturgy | Creative process | Art and music
Tipo
TESE DIGITAL