Descrição
Resumo: Essa dissertação trata fundamentalmente da obra composicional do violonista-compositor riograndense Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938-2004). Após o levantamento das peças encontradas, foi realizado um estudo de análise estilística. Para tal, foi estabelecido um diálogo da produção composicional de Vivekananda com a literatura violonística, observando a obra deste músico dentro do panorama composicional violonístico brasileiro. Através das abordagens relacionadas às caraterísticas extra-musicais, recursos idiomáticos, forma, processo motívico e modalismo, notou-se que sua obra possui referências comuns à vários outros autores, que vão desde a obra de Francisco Tárrega (1852-1909) a Heitor Villa-Lobos (1887-1959). As análises estruturais, fundamentadas em Salzer (1952) e circunscritas somente à obra de Vivekananda, apresentam uma maneira bastante particular de articular estruturas musicais. Por se tratar de um músico ainda desconhecido em âmbito acadêmico, foi necessário o levantamento e registro de parte de sua trajetória profissional.