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Teias de reciprocidade entre educadores de artes de Goiânia e a comunidade de Ribeirão de Areia (MG)||Webs of reciprocity between Goiânia arts educators and Ribeirão community of Sand (MG)
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Metadados
Descrição
O presente trabalho denominado “Teias de reciprocidade entre Educadores de Artes de Goiânia e a Comunidade de Ribeirão de Areia (MG)” apresenta uma narrativa sobre experiências de práticas educativas e de processos de mediações pedagógicas ocorridas a partir do cotidiano e dos ritos de uma comunidade rural em Minas Gerais. O norte teórico deste trabalho é a pedagogia crítica e a pedagogia cultural, que pontuam o papel dos
produtores de saberes que se posicionam em processos de mudanças socioculturais. A pesquisa é de caráter documental uma vez que foi realizada por meio da análise de entrevistas, arquivos de imagens (fotografias e audiovisuais) e por meio da reflexão sobre os processos pedagógicos deflagrados pela convivência com a referida comunidade. A pesquisa considerou as experiências vividas no decorrer das atividades formativas que promoveram discussões teóricas e práticas sobre Cultura e Arte Popular que culminou na (re) invenção de métodos visuais organizados e mediados pelos educadores de artes de Goiânia. Os resultados da pesquisa apontam para a percepção da importância dos processos colaborativos na formação de educadores, adolescentes e jovens do ensino de arte em espaço não formal que elaboram projetos socioculturais e ambientais pautados nas experiências de comunidade. Teias relacionais mudam intrinsecamente nossas práticas educativas.||This work called "reciprocity Webs: between Goiânia Arts Educators and Ribeirão community of Sand (MG)" presents a narrative about the experiences of educational practices and pedagogical mediations processes that occurred from daily life and rites of a rural community in the State of Minas Gerais. The theoretical north of this work is critical pedagogy and cultural pedagogy that punctuate the role of producers of knowledge that position themselves in processo of change sociocultural. The research is of documentary character since it was carried out through the analysis of interviews, image files (photographs and audiovisual) and through reflection on the pedagogical processes triggered by interaction with that community. The research considered the experiences in the course of training activities that promoted theoretical and practical discussions about Popular Culture and Art which culminated in the (re) invention of organized visual methods and mediated by Goiânia arts educators. The survey results point to the perception of the importance of collaborative processes in the formation of educators, adolescents and youth art education in non-formal space that elaborate socio-cultural and environmental projects in the community guided experiences. relational webs intrinsically change our educational practices.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Guimarães, Leda Maria de Barros | http://lattes.cnpq.br/1491866271915819 | Amaral, Maria das Vitórias Negreiros | Chaud, Eliane Maria | Guimarães, Leda Maria de Barros
Autor
Inácio, Elmira Vicente
Data
2016-08-19T12:58:01Z | 2016-07-07
Formato
Identificador
INÁCIO, Elmira Vicente. Teias de reciprocidade entre educadores de artes de Goiânia e a comunidade de Ribeirão de Areia (MG). 2016. 191 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5968
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Reciprocidade | Mediações pedagógicas | Cultura popular | Comunidade de vida | Reciprocity | Pedagogical mediations | Popular culture | Community life | ARTES::ARTES PLASTICAS
Tipo
Dissertação