-
Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aims to investigate the music and the existing music education in Central Temple
of the Evangelical Assembly of God Church of Natal/RN. The research question asks how are
the musical practices, teaching and learning music that happens in this place. I used the
qualitative approach conducting a case study. The theoretical framework were Arroyo (1999,
2000a, 2000b, 2002), Kraemer (2000), Souza (1996), Souza (2000, 2008, 2009), Green
(1997), Queiroz (2004a, 2004b, 2005, 2007, 2010, 2011, 2013), Geertz (1989), Nettl (1992)
and Merrian (1964). I conducted semi-structured interviews and participant observation with
the direction of the music department, teaching coordination, students, teachers, musicians
and conductors of the church. The study revealed that the relationship between music and
education is beyond just a musical training, there are many relationships established as faith,
belief in God and devotion. It was found that the views of musicians and conductors think the
music teaching in the church to play in worship and praise God. In the musical training of
students, he was working not only musical content; It was understood that music is a mediator
of meanings that go beyond experiences and musical practices. The worship of God and the
worship featuring musical practices and their effects are direct music classes. The research
contributes to reflection and understanding of music and music education happens in the
evangelical church and a greater understanding in the relationship between music education
and the cultural context where it happens.||Este estudo tem como objetivo investigar a música e a educação musical existente no Templo
Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN. A questão da pesquisa indaga
sobre como são as práticas musicais, o ensino e a aprendizagem musical que acontece neste
local. Utilizei a abordagem qualitativa realizando um estudo de caso. O referencial teórico
amparou-se em Arroyo (1999, 2000a, 2000b, 2002), Kraemer (2000), Souza (1996), Souza
(2000, 2008, 2009), Green (1997), Queiroz (2004a, 2004b, 2005, 2007, 2010, 2011, 2013),
Geertz (1989), Nettl (1992) e Merrian (1964). Realizei entrevistas semiestruturadas e
observação participante com a direção do departamento de música, coordenação pedagógica,
alunos, professores, músicos e regentes da igreja. O estudo revelou que a relação entre música
e ensino está além de apenas uma formação musical, existem muitas relações que se
estabelecem, como fé, crença em Deus e devoção. Identificou-se que as concepções de
músicos e regentes pensam o ensino de música na igreja para tocar nos cultos e louvar a Deus.
Na formação musical dos alunos, foi trabalhado não apenas conteúdos musicais;
compreendeu-se que a música é mediadora de significados que vão além de vivências e
práticas musicais; que a adoração a Deus e o culto religioso caracterizam as práticas musicais
e seus reflexos são diretos nas aulas de música. A pesquisa contribui para uma reflexão e
entendimento da música e a educação musical que acontece na igreja evangélica e uma
compreensão maior na relação entre a educação musical e o contexto cultural onde acontece.
Colaboradores
Lima, Agostinho Jorge de | http://lattes.cnpq.br/9534944441131273 | http://lattes.cnpq.br/3613881824330110 | Souza, Zilmar Rodrigues de | http://lattes.cnpq.br/7399572379443219 | Santos, Carla Pereira dos | http://lattes.cnpq.br/0002029685789732
Autor
Souza, Priscila Gomes de
Data
2016-04-07T19:18:09Z | 2016-04-07T19:18:09Z | 2015-02-25
Formato
Identificador
SOUZA, Priscila Gomes de. Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Natal/RN: um estudo sobre música e educação musical. 2015. 208f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20202
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Música na igreja | Ensino de música | Aprendizagem musical | Igreja evangélica | Música | Cultura | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis