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Travessia dos sentidos: Estratégias de mediação multissensorial e inclusiva no sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza (CE)
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Metadados
Descrição
Les stratégies de médiation au sein des musées d’art sont au centre de la thématique de cette recherche. La pertinence de ce travail repose sur le fait de proposer des ressources sensorielles qui élargissent les moyens de perception des œuvres d’art et les possibilités de médiation, champ important pour les professionnels des arts visuels. Je m’interroge sur la manière dont de telles stratégies de médiation peuvent conduire à des expériences esthétiques et multisensorielles durant la visite de l’espace d’exposition et comment de telles stratégies révélées en action ou au travers de ressources matérielles peuvent favoriser le processus d’inclusion. C’est une recherche éducative basée sur l’art (DIAS, 2013), du fait qu’elle propose non seulement l’élaboration de connaissances, mais aussi la production de visualités dans les actions éducatives. Cette étude analyse comment se sont déroulées les médiations proposées au sein du Sobrado D? José Lourenço, un centre culturel de la ville de Fortaleza, lieu où cette recherche a été menée. Le premier chapitre analyse l’éducation dans les musées et les actions de ces derniers envers les publics atteints de déficience (GLAT, 1995 ; TOJAL, 1999 ; DINIZ, 2007), avec une attention particulière vis-à-vis des actions réalisées dans les espaces de l’État du Ceará (Brésil). Le second chapitre aborde l’histoire du Sobrado D? José Lourenço et les premières médiations multisensorielles réalisées au sein de cet espace (CRUZ 2013). Le troisième chapitre présente les concepts d’expérience (DEWEY, 2010), de sensorialité (LE BRETON, 2007) et de ludicité (HUIZINGA, 2000), centraux dans le développement théorique de cette recherche. Le dernier chapitre présente le concept d’artisteéducateur (BASBAUM, 2005) en interrogeant la médiation et ses ressources en tant que processus éducatif et créatif, et en présentant les expériences réalisées au sein du Sobrado Dr. José Lourenço avec les groupes de visiteurs, analysées à partir des références théoriques proposées par Le Breton (2016). De la sorte, il a été possible de discerner comment les médiations, qui à la base étaient pensées pour le public atteint de déficience, permettaient la participation de tous, concevant l’inclusion en tant que principe intrinsèque de l’éducation et de l’enseignement en arts visuels.||Nenhuma||Esta pesquisa traz como tema central estratégias de mediação em museus de arte. Sua relevância consiste em propor recursos sensoriais que ampliem os meios de percepção das obras de arte e as possibilidades da mediação, importante campo de atuação do profissional de Artes Visuais. Questiono-me como tais estratégias de mediação podem conduzir a experiências estéticas e multissensoriais durante a visita ao espaço expositivo e como tais estratégias reveladas em ações ou recursos materiais podem favorecer o processo de inclusão. O objetivo geral dessa investigação é analisar estratégias de mediação onde objetos e ações poéticas são utilizados a fim de mediar o contato e a percepção das obras expostas pelo público, enfatizando sua experiência estética a partir de proposições multissensoriais que visam incluir todos os públicos. Esta é uma Pesquisa Educativa Baseada em Arte (DIAS, 2013), posto que se propõe não apenas à construção de conhecimento, mas também à produção de visualidades dentro de ações educativas. Analiso, nessa dissertação, como se deram as mediações propostas para o Sobrado Dr. José Lourenço, centro cultural de Fortaleza, escolhido como local de investigação. No primeiro capítulo, discuto a Educação em Museus e as ações dessa para os públicos com deficiência (GLAT, 1995; DINIZ, 2007; TOJAL, 1999), com foco nas atuações de espaços cearenses. No segundo capítulo, abordo a história do Sobrado e as primeiras mediações multissensoriais no espaço (CRUZ, 2013). Já no terceiro capítulo, apresento os conceitos de Experiência (DEWEY, 2010), Sensorialidade (LE BRETON, 2007) e Ludicidade (HUIZINGA, 2000), essenciais para fundamentação teórica da pesquisa. Por fim, no quarto capítulo, apresento o conceito de artista-educador (BASBAUM, 2005), questionando a mediação e seus recursos como processo educativo e criativo e apresentando as experiências realizadas no Sobrado com os grupos visitantes, tendo como referencial teórico para análise Le Breton (2016). As mediações realizadas permitiram ampliar as possibilidades de visitar e interagir com o espaço, aproximando o visitante das obras expostas e permitindo um diálogo sensorial. Assim, as estratégias de mediação multissensorial e lúdicas conduziram sim a experiências estéticas mais amplas durante a visita ao Sobrado.Portanto, foi possível perceber como as mediações, inicialmente pensadas para o público com deficiência, permitiam a participação de todos, compreendendo a inclusão como princípio intrínseco da Educação e do Ensino de Artes Visuais.
Colaboradores
Costa, Robson Xavier da | http://lattes.cnpq.br/3706411790927848
Autor
Cruz, Sara Vasconcelos
Data
2018-08-28T17:37:25Z | 2018-08-28 | 2018-08-28T17:37:25Z | 2017-02-17
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Artes Visuais | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Educação em museus | Multissensorialidade | Sobrado Dr. José Lourenço | Éducation dans les musées | Multisensorialité | Sobrado Dr José Lourenço | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Tipo
Dissertação