Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/11||n/s||This paper fits within the area of Music and Education. It proposes a critical analysis of
the historical-political process that led to the law 11.769/2008 (known as the law that
brought back music education into the curriculum of obligatory education in Brazilian
schools). This act is part of the historical perspective of music education in Brazil as a
movement of civil society sector with unprecedented features, made possible due to the
contemporary socio-political conditions. Referenced in the Antonio Gramsci’s Concept
of Hegemony and in the writings of the French sociologist Michel Maffesoli, the
research seeks to identify the objective conditions that allowed the occurrence of this
successful relationship between civil society and the Brazilian Congress legislature
during the 21 months of the campaign.||n/s||A presente dissertação se insere na área de Música e Educação. Através do relato dos
fatos relativos à campanha “Quero Eucação Musical na Escola”, propõe uma análise
crítica do processo histórico-político que culminou com a sanção da lei 11.769/2008
(conhecida como a lei que trata da volta da educação musical ao currículo obrigatório do
ensino básico nas escolas brasileiras). Esta Lei se insere na perspectiva histórica da
Educação Musical no Brasil como um movimento setorial da sociedade civil organizada
com características sem precedentes, tornado possível devido às condições sóciopolíticas
contemporâneas. Referenciada no Conceito de Hegemonia de Antonio Gramsci
e nos escritos do sociólogo francês Michel Maffesoli, a pesquisa busca identificar as
condições objetivas que permitiram a ocorrência desta relação exitosa entre sociedade
civil e Poder Legislativo durante os 21 meses da campanha.