-
Um “Olhar” fenomenologico sobre o processo criativo em composição corrografica na area de dança-educação
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Frente à percepção da carência de atitudes reflexivas, de estudos teóricos e fundamentados sobre a prática artística e de metodologias de pesquisa que auxiliem e embasem a concretização desta ação, particularmente na área de Dança, é que, neste trabalho, procurou-se estabelecer um processo de reflexão teórica, direcionando, intencionalmente, um "olhar", uma "visada" sobre o Processo Criativo em Composição Coreográfica na área. de Dança-Educação e, mais especificamente, sobre a relação dos sujeitos da pesquisa com este processo, buscando significados possíveis a este fenômeno. A abordagem de tal Processo baseou-se em uma visão fenomenológica, enfatizando-se a temática tratada pela Fenomenologia, além de buscar critérios e fundamentos educacionais e artísticos para que pudesse se concretizar. Estabeleceu-se, então, um "programa de atividades" enquanto recursos auxiliares ao desenvolvimento do trabalho e, entre elas, podem ser destacadas a experiência prática do Processo de Criação Coreográfica, vivenciada pelos sujeitos da pesquisa; a descrição, a análise, a discussão, a interpretação, a conclusão e algumas projeções sobre esta vivência. Procurou-se, ainda, abordar e promover a vivência de tal fenômeno, considerando a Dança na perspectiva da criatividade e da expressão, sem preocupação com estilos ou padrões específicos de Dança, mas enfatizando-se a relação dos sujeitos com esta experimentação, com o acesso à prática desta arte, na busca do aprofundamento na essência desta vivência||Abstract: Facing the lack of reflexive attitudes, of theoretical studies fundamented on the artistical practice and survey methodologies that can help and elnbase this action so that it can take place, particularly in the arca of the Dance, is that, in this paper, it was tried to establish a theoretical reflexion process, promoting, intentionally, a "glance", a "look" into the Creative Process in Choreography Conlposition in the arca of the Dance-Education and, nlore specifically, into the relation of the subjects of the survey with this process, looking for possible meanings to this phenonmenon. The broaching of that Process was based on a phenomenologic view, emphasizing the theme discussed by the Phenomenology, beyond looking for criteria as well as for educational and artistic basis so that it could take place. lt was then established a "programme or activities" as an auxiliar ressource to the developnlent of this paper and, among them, it can be enphasized the practical experience of the Choreographic Creation Process, performed by the subjects of the survey; the description, the analysis, tl1e discussion, the interpretation, the conc1usion and SOll1e projections about this survey. It was aÍso tried to broach and promote the performance of that phenomenon, taking into account the Dance in the perspective of the criativity and the expre'ssion, without worrying about styles or specific Dance pattems, but emphasizing the relation of the subjects witlf this experiment, taking hand of this art as a way to go deeper in the essence of this performance||Mestrado||Mestre em Artes
Autor
Mayer, Alice Mary Monteiro
Data
1998 | 2018-07-24T10:55:08Z | 2018-07-24T10:55:08Z
Formato
Identificador
MAYER, Alice Mary Monteiro. Um "Olhar" fenomenologico sobre o processo criativo em composição corrografica na area de dança-educação. 1998. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284165
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Dança | Dança na educação | Coreografia | Criatividade | Fenomenologia
Tipo
DISSERTAÇÃO