-
Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum||Looking at the black theater of the Teatro Experimental do Negro (Black Theater Experimental) and of the Bando de Teatro olodum (Olodum Theater Group)
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UNICAMP e insere-se na linha de pesquisa Arte e Sociedade. Este é um estudo descritivo, de cunho, hipotético-indutivo, baseado em fontes primárias e secundárias. Neste estudo, Um olhar sobre o Teatro Negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro O/odum, realizamos uma análise do teatro negro sob o ponto de vista de sua especificidade racial. Teatro negro, aqui concebido, como o teatro cuja base fundamental é a afirmação da identidade negra, associada a proposições estéticas de matriz africana, embasadas em questões existenciais e político-ideológicas negras. A perspectiva com a qual trabalhamos é que o teatro negro, da maneira como se configura, instaura uma reflexão inusitada no teatro brasileiro, no que diz respeito à praxis e estética cênicas; à animação e tratamento corpo-vocal do ator; a partir de elementos e abordagens fundados na cultura de matriz afro-brasileira. Utilizando como aporte as experiências do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum, procuramos levantar as especificidades e implicações apresentadas por esse teatro negro, bem como suas proposições e contribuições ao teatro brasileiro.||Abstract: This research is part of the UNICAMP Graduation Program in Arts, and is enrolled at the Art and Society Research Orientation. It is a descriptive, hypothetical inductive study based on primary and secondary sources In this study, which examines the Black Theatre of the Teatro Experimental do Negro [Experimental Black Theatre] and at the Bando de Teatro Olodum [Olodum Theatre Group], we analyse the black theatre apart from its racial particularities. We understand the Black Theatre as the theatre whose fundamental objective is to state the'black identity using African aesthetic references, based on existential and political-ideological black issues. Our hypothesis is that the black theatre, in the way it is organized, presents to the Brazilian theatre an an unusual point view regarding the practice and the aesthetic of the theatre, such as the expressions of the actor's body and voice, which are based on Afro-Brazilian culture and approach. Considering the experiences of these groups (Teatro Experimental do Negro and Bando de Teatro Olodum), we will try to find the particularities of the black theatre and the proposals it brings to Brazilian theatre.||Doutorado||Artes||Doutor em Artes
Autor
Lima, Evani Tavares
Data
2010 | 2018-08-17T00:09:48Z | 2018-08-17T00:09:48Z
Formato
Identificador
LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. 307 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283930
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Assuntos
Bando de Teatro Olodum | Teatro negro | Teatro experimental do negro | Atores | Cultura negra | Olodum Group | Black Theater | Black experimental theater | Actor | Black culture
Tipo
TESE