-
Um painel imagético da xilogravura no Brasil = A panel of woodcut in Brazil imagery||A panel of woodcut in Brazil imagery
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Mauricius Martins Farina||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Os Estudos Visuais vêm ampliando seus métodos a fim de compreender, de modo abrangente, variados aspectos que envolvem a criação artística. Desse modo, poéticas, materialidade, o autor, história e geografia, questões sócio-político-econômicas, ideologias locais, influências externas e elementos de diferentes áreas do conhecimento são articulados para maior entendimento da visualidade. No Brasil, as Artes cumprem importante papel na busca de uma identidade nacional e na afirmação de um país periférico como nação autônoma. Nesse contexto, a produção xilográfica representa destacada personagem na construção de um estilo artístico brasileiro e moderno. Com base no cenário descrito, este estudo propõe uma reflexão acerca da problemática das Artes Plásticas no Brasil sob o ponto de vista da História Cultural, com o recorte na xilogravura. Busca responder, portanto, a questão sobre a possibilidade de se descrever traços de convergências histórico-culturais e imagéticas nos variados âmbitos de produção xilográfica brasileira. E, ainda, se é possível perceber elementos imagéticos herdados de gerações anteriores, partícipes da construção histórica da sociedade brasileira e qual é o diálogo ente elas. A partir dos Estudos Curatoriais e com inspiração na Metodologia de Montagem de Warburg, esta pesquisa apresenta, então, um painel, confeccionado com reproduções impressas de gravuras de linguagem figurativa, do presente e do passado. Ele é a base para discussões sobre os encadeamentos poéticos e histórico-culturais que as obras artísticas podem suscitar quando dispostas em conjunto. Noções de Circularidade Cultural, Dialogismo, Polifonia, Memória e Permanência referenciam as análises dos percursos de construção visual, simbólica e imaginária, com foco no estado espiritual da melancolia, descrito por Moacyr Scliar||Abstract: Visual Studies have been expanding their methods so as to understand, comprehensively, various aspects that involve artistic creation. Hence, poetics, materiality, author, history and geography, social, political and economic issues, local ideologies, external influences and elements of different areas of knowledge are articulated for a better understanding of visuality. In Brazil, the arts play an important role in the search for a national identity and in the assertation of a peripheral country as an autonomous nation. In this context, the production in woodcut strongly represents the construction of a modern Brazilian artistic style. For these reasons, this study aims at providing a reflection on the issues of Plastic Arts in Brazil, as regards woodcut in the light of Cultural History. It then seeks to answer the question about the possibility of describing traces of historical, cultural and imagistic convergences in various scopes of Brazilian production of woodcut. Moreover, if it is possible to perceive image elements inherited from previous generations, participants in the historical construction of Brazilian society and the dialogue between them. Based on Curatorial Studies and with inspiration in the Assembly Methodology of Warburg, this research presents a panel made up of prin-ted reproductions of present and past engravings of figurative language. It is the basis for discussions about the poetic, historical and cultural synergies that artistic works can elicit when arranged together. Notions of Cultural Circularity, Dialogism, Polyphony, Memory and Permanence refer to the analyses of visual, symbolic and imaginary construction choices, focusing on the spiritual state of melancholy as described by Moacyr Scliar||Doutorado||Artes Visuais||Doutora em Artes Visuais
Autor
Vergnano, Solange de Souza, 1964-
Data
2016 | 2016-12-19T00:00:00Z | 2018-09-02T03:47:28Z | 2018-09-02T03:47:28Z
Identificador
VERGNANO, Solange de Souza. Um painel imagético da xilogravura no Brasil = A panel of woodcut in Brazil imagery. 2016. 1 recurso online (181 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325352
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Xilogravura brasileira | Melancolia na arte | Estudos culturais | Curadoria (Arte) | Memória coletiva na arte | Identidade social na arte | Brazilian woodcut | Melancholy in art | Curatorship (Art) | Cultural studies | Collective memory in art | Social identity in art
Tipo
TESE DIGITAL