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Uma análise crítica dos métodos Suzuki e Sassmannshaus para o ensino do violoncelo: características e possibilidades de abordagem
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Metadados
Descrição
This dissertation consists on a critical analysis of two methodologies on cello teaching for children from 4 to 10 years old, using the Suzuki Cello School method – which is employed worldwide – idealized by the Japanese violinist and educator Shinichi Suzuki (1898-1998), and the Sassmannshaus Early Start on the Cello method, applied in Europe, developed by the German violinist and educator Egon Sassmannshaus (1928-2010) coauthored by Kurt Sassmannshaus. This research was carried out using the methodology of Swanwick (2003; 2011; 2014), based on his analytical C(L)A(S)P model; Ilari (2003; 2011), which presents an overview, with a critical analyses on the philosophical and methodological aspects of the Suzuki method; Suzuki's own writings (2008), as well as the teaching material produced by the Suzuki Association of the Americas (1998; 2003); employing at the same time K. Sassmannshaus (2008; 2012), which details the methodological approach of the method; as also Menucci (2013), whose reflections on the principles of the left hand, based on the harmonic references, became relevant for the elaboration of our methodological proposal. The analysis of these two methods aims to present the potentialities of each one, enabling the identification, understanding, and discussion of possible gaps that can be filled through mutual complementations, thus contributing to the discussion of the teaching and learning process through the use of these two methods.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||O presente trabalho consiste em uma análise crítica de duas metodologias de ensino do violoncelo, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, com a utilização do método Suzuki Cello School, de maior difusão mundial, idealizado pelo violinista e pedagogo japonês Shinichi Suzuki (1898-1998) e o método Sassmannshaus Early start on the cello, aplicado na Europa, desenvolvido pelo violinista e pedagogo alemão Egon Sassmannshaus (1928-2010) em coautoria com Kurt Sassmannshaus. Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica os trabalhos de Swanwick (2003; 2011; 2014), a partir de seu modelo analítico C(L)A(S)P; Ilari (2003; 2011), que traz uma abordagem panorâmica, com um olhar crítico, dos aspectos filosóficos e metodológicos do método Suzuki; escritos do próprio Suzuki (2008), como também do material pedagógico produzido pela Associação Suzuki das Américas (1998; 2003); ao mesmo tempo em que empregamos K. Sassmannshaus (2008; 2012), que detalha a abordagem metodológica; como também Menucci (2013), cujas reflexões sobre os princípios da mão esquerda, a partir dos referenciais harmônicos, se mostraram relevantes para a formulação de nossa proposta. A análise desses dois métodos tem o objetivo de apresentar as potencialidades de cada um, possibilitando a identificação, compreensão e discussão de possíveis lacunas que possam ser preenchidas através da proposta de complementações mútuas, contribuindo assim para a discussão do processo de ensino/aprendizagem a partir da utilização destes dois métodos.
Colaboradores
Aquino , Felipe José Avellar de | http://lattes.cnpq.br/6836200714885118
Autor
Massa, Amanda Melo
Data
2018-08-22T17:25:56Z | 2018-08-22 | 2018-08-22T17:25:56Z | 2017-06-22
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Análise metodológica | Swanwick | Modelo C(L)A(S)P | Violoncelo | Suzuki | Sassmannshaus | Methodological analysis | Swanwick | C(L)A(S)P Model | Cello | Suzuki | Sassmannshaus. | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação